sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Esqueci a linguiça!! Lembrei do Fois Gras!!

Caro leitor tijucano:
Depois de nossa intensa troca de e-mails ontem, e depois de pensar bastante sobre suas observações acerca de eu estar sendo muito pessoal, decidi continuar assim. Sei que corro riscos, mas acho que se  for de outra maneira, serei outro. Prefiro utilizar este espaço para ser realmente um diário, onde eu possa expôr minhas humildes opiniões sobre cozinha, minha visão particular sobre mim mesmo e este  mundo que me cerca.
Todos os erros gramaticais seguirão em frente, e os meus também.
Prefiro correr riscos.Perdão.
O título da postagem de hoje, se refere ao meu imperdoável esquecimento de não dizer na receita anterior  como  utilizar a linguiça no tutu. A linguiça caseira é bastante apimentada e frita à parte, só depois ela é colocada junto ao molho de tomate, quando finalmente é posta sobre o tutu. Esqueci também de dizer que acompanha este tutu uma couve fresquinha, também doada pela horta do vizinho, cortada finamente e "passada" numa frigideira quente com alho,sal e um fio de azeite.
Quando era menor........ Ia colocar criança,  nunca deixei de ser, mesmo às vezes ela estando aprisionada e se perguntado: "O que foi que aconteceu?" Li isto em algum lugar.
Enfim, quando era menor, meu pai tinha o antigo e trabalhoso costume de criar e matar porcos. Sempre no fim de ano.Tradição familiar. Os pais deles também faziam e como trazemos no sangue o passado, ele mantinha este, que aos olhos mais distantes e frios pode parecer uma cruel perca de tempo.
Era sempre uma festa. Acordar cedo,  ferver bastante água para retirar a pele,dar uma paulada e logo em seguida, esfaqueá-lo abaixo da virilha, de onde jorrava uma cachoeira de sangue. Neste momento eu saía de perto. Era demais para mim. Incoerente, porque logo depois voltava e mesmo sem  ele  ter totalmente passado desta para melhor(?), estava destroçando o bicho. Cruel?Nada! Sentia-me integrado totalmente a lei da natureza.
Sobreviver  sem um carrinho de compras!
....Minha mãe com uma vasilha cheia de farinha ou vinagre, onde o sangue ficava. Depois fazia  uma farofa com parte do sangue, o coração, pulmão,rins,baço, tudo bem temperado. Encher as linguiças: uma parte com  a farofa,que depois era frita, outra com o sangue para o chouriço e outra parte, a linguiça.
Este teatro todo durava o dia inteiro, era, acredite, uma grande festa.
Exaustos, ainda tinhamos que picar pedaços de carne, tamanho mínimo, cortes máximos. ........Cansaço e prazer.  
É aí que reside um dos segredos de uma boa linguiça: Que tipo de carne? Qual tempero? Qual o  tempo de maturação? Em que local?Frio ou quente? Tudo isto, e mais um pouco é que determina o sabor final dela. Este "um pouco mais", é o invisível, é o tempo suspenso no ar, é o universo infinito, é o que invalida qualquer faculdade de gastronomia do mundo.É o grande mistério!
É o que faz eu poder dar uma receita igual para 100 pessoas, e uma delas ser melhor do que todas as outras.
Voltando a linguiça frita,assada ou cozida:
Sugiro comprar na feira, onde o selo de qualidade está no rosto do vendedor. Isto é, se houver feira perto de sua casa, senão, existem lojas especiais que sabem que a qualidade é o mais importante em seu negócio.
O fois gras do título da crônica não é o fois gras comum. É feito com o fígado de um peixe chamado peixe-sapo  Muito encontrado em Singapura. E a receita é executada pelo Alex Atála(Lex para os íntimos). Chama-se: Fois gras do mar.............Sinto meus queridos, só no próximo post...... 

Um comentário:

  1. Passei para conhecer seu cantinho e dizr que vc esta de parabéns... venha conheceer o meu tb. www.docecabanna.blogspot.com e www.cabannabreshopping.blogspot.com. A8inda estou postando coisas no brechó. vendo vestidos importados e maquagens de fazer enrubecer...hoje estou colocando foto de todas. venha me seguir...terei uma honrra enorme em recebe-la. A vc, sucesso e paz. Ótimo fim de semana. beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir