segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Lex

Milad Alexandre Mack Atala, ou Alex Atala, ou ainda Lex(somente para os íntimos).
Este nome além da ótima sonoridade, pertence ao meu cozinheiro brasileiro favorito. Acho que ele tem todos os atributos que um chef de cozinha deve ter. Bom humor, refinamento, inteligência, sensibilidade, história e fogo no olhar. Possui dois restaurantes em São Paulo, o D.O.M.  que significa "Deus, o melhor e o maior", expressão que encontramos abreviada em lápides e em igrejas antigas. E o  mais recente, chamado  Dalva e Dito, que vem a ser seus avós. Seu restaurante é um dos  50 melhores do mundo atualmente.
Gostaria de conhecê-lo um dia.  Se não aconteçer, fico com as revistas e os livros.
Sempre disse em sala de aula que cozinha tem de ter história, fundamentos, porquês e respostas.
Bolei uma aula que funcionava da seguinte forma: Lembrar-se da primeira memória gustativa que teve na vida ,e reproduzir com o máximo de realidade do instante primeiro. Recordei que minha primeira memória, era eu ao lado da pia, roubando nacos de bife de boi  temperado, antes de ir à panela.
Não era de graça, a palmada vinha logo atrás.
Foi uma confusão de histórias, todos de repente lembrando das suas e querendo contar.
É isto. Sem história, não vamos a lugar algum.
Milad tem.
A receita do bife é assim:
  • Ingredientes: 
  • Contra filé com uma finíssima capa de gordura, cortado na medida de um dedo. Se for muito fino, perde  textura, sabor, e você nunca saberá o que está perdendo;
  • Alho até perder de vista, cortado em lâminas ou socado sem sal em qualquer lugar que o deixe bastante machucado. Cozinhar é cruel!
  • Pimenta do reino branca socada toscamente em pano de prato, ou num moedor. Seu paladar ditará a quantidade. Pode ser sem pimenta, somente acho que a humanidade não teria chegado aonde chegou sem a pimenta. Eu começei a apreciar depois dos 20 anos. Nunca é tarde!  
  •   Sal grosso. Cuidado!!!Você sabe porquê.
  • 01 fio de óleo de boa qualidade(Não sabe o que é fio de óleo??Procure no  Deus Google).  A carne bovina contém gordura o bastante em suas fibras. Mais do que isto, é um mal vício. Como o cigarro. Se este for o seu caso, procure o VEFA( Viciados Em Frituras Anônimos) Você precisa de ajuda.  
  • Mão boa, pensamento idem, frigideira grossa e fogo alto.

  • Preparo:
  • Corte os filés  como falei anteriormente. Junte os alhos machucados e  a pimenta totalmente destroçada, como se fossem atropeladas em alta velocidade por um caminhão cheio de toras amazônicas. Deixe eles se conhecerem de perto, por uns 20 minutos. Criará intimidade o suficiente.
  • Depois que  eles contarem todos os seus segredos íntimos, jogue-os repentinamente na frigideira com o óleo já bastante aquecido. Seraõ pegos de surpresa.Tenha força, a cena é forte. Matarás vários seres para surgir você. É a lei da selva em cena.
  • Não mexa nos corpos retorcidos. Se fizer isto, eles chorarão, e chorando derramarão lágrimas que fará seu suculento bife se transformar numa sopa. Não haverá cura.
  • Coloque poucos. Não precisamos de muitas testemunhas nesta hora.
  • Jogue sal grosso por cima(pouco). Isso mesmo, na frigideira!
  • Deixe dar uma queimadinha de uma lado. Quando virar o bife, sua coloração deve lembrar um chocolate belga derretido, um pouco mais claro. Já sei! Bronzeado como ficamo nas praias do nordeste, no meio do verão, antes da desidratação e do internamento.
  • Faça o mesmo do outro lado.
  • Ele ficará tostadinho por fora e suculento por dentro. O fogo  e você determinará o quanto.
  • Para acompanhar escolha sempre ótimas companhias. 
  • Ao cortar ele deve estar rosado por dentro. Ainda com um pouco de vida. Acabe com este sofrimento com um ávida mordida.
  • Dentro em breve tudo estará terminado. Restando apenas beijar a companhia,lavar a louça e ir ao cinema. Pode mudar a ordem, não o sabor.   
Quando começei a divulgar para meus amigos e colegas de trabalho que estava escrevendo um blog, aconteceu uma coisa muito engraçada. Todos começaram a me parabenizar e a me desejar boa sorte. Uma colega de trabalho chegou perto de mim e muito séria disse:
"Dino, te desejo muito boa sorte nessa sua nova jornada!" Logo depois, um abraço apertado e tapinha nas costas. Eu morri de rir. Ela não gostou, e eu não expliquei. O que fez com que ela ficasse mais nervosa ainda.  Não estava entendendo direito. Parecia que eu tinha conquistado alguma coisa nova, trocado de emprego ou lançado um livro.
Acho que a grande maioria das pessoas ainda não sabe o que é blogosfera. Não sabem ainda o que é um blog e todo o novo linguajar e maneirismo que surgiu. Eu também não sabia. Futuquei um pouco o computador e agora faço parte deste mundo. Cyber vida!
 Estou escrevendo cheio de dúvidas: Alguém lê? Posso falar tudo? Pra quem vai interessar o que escrevo? Somente os poucos amigos? Virarei escravo deste mundo? Saberei a hora de parar e ir ver o "outro mundo"? Muitas perguntas sem respostas.........por enquanto.
Leitores, um grande abraço. Não esqueci  do fois gras do mar que o Lex faz. Ele é feito com o fígado do peixe sapo e é servido com tapenade e pétalas de rosas marinadas. Achei super poético.
O fígado é encontrado somente em Singapura. Se alguém estiver com viajem marcada para lá me avise, gostaria de encomendar alguns quilos.
Lex, até breve.

6 comentários:

  1. Oi Dino! Passei aqui para conhecer o seu espaço. Ótimo senso e humor! Abs, Juju

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dino, adorei estar aqui...demorei um pouquinho porque além de cozinhar, sou professora então ando atrapalhadissima mas morrendo de saudades da minha cozinha e como não sei ficar longe dos alunos estou tentando conciliar os dois kkkkkk um dia sei que vou conseguir. Bjinhus e boa semana e obrigada pela visita.
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Dino, tenha certeza que muita gente vai ler o que você escreve até porque você escreve muito bem.

    Vim lhe convidar para participar do sorteio de 2 anos do blog eu mulher e também do concurso de receitas Mococa. Aguardo você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Dino!! Vc deixou um comentário para mim no blog do Luis!!! Passei para conhecer seu espaço e to achando muito legal, e para vc que é um profissional da arte culinária, com certeza, seu blog vai ser um sucesso. Não sou um profissional como vc, sou apenas um admirador dessa arte, mas com o incentivo da minha esposa criei um blog: www.descobrindoaculinaria.com.br . Qdo puder de uma passado por lá. Já estou seguindo seu blog a partir de hoje. Abraços e aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Divertidíssimo, bem-humorado, escreve superbem... nem precisava cozinhar! passei aqui pra conhecer e adorei. bjs!

    ResponderExcluir
  6. MEEEEEEEEEEESTRE... muito gostoso o blog!!! SHOW mesmo... terás mais um leitor, sempre interessado no seu belo humor e nas maravilhosas práticas culinárias. Passa ai o Fois Gras do "Lex"!!! :) Deus seja contigo! Do seu eterno aluno, Fabricio.

    ResponderExcluir