terça-feira, 28 de setembro de 2010

A simpática e gentil Dona Esmênia

Estive bastante adoentado estes dias. Praticamente morando no banheiro. Montei uma biblioteca lá.
Motivo: Rabada e carne de sol com aipim!
Todos os anos temos as "Rodadas de botecos", "Festival de Comidinhas de Boteco","Concurso do Melhor Petisco", e  outras deliciosas armadilhas às quais vamos alegres e sorridentes.
E ainda as irresistíveis propagandas:
"Não deixe de provar nossa deliciosa Rabada com Agrião!"
 "Promoção: Peça uma porção de pastel de tutu e ganhe seis torresmos".
"A legítima Costelinha ao Barbecue você só encontra aqui!"
Fico com a impressão que se eu não provar, estarei  irremediávelmente perdendo alguma coisa muito importante em minha vida.  Sou muito sugestionável.
Como não se deixar sucumbir, meu Deus!!!!!
E eu fui fundo.(?!)
Sexta feira, fim de semana, animação,bares e restaurantes lotados.Tudo sugerindo uma ótima noite,em boa  companhia e comidinhas honestas e saborosas. E foi. Estava tudo uma delícia. Rabada quentinha, servida em panela de barro com agrião e batatas. Torradinhas para acompanhar. Dica: Coloque a torrada no caldinho da rabada. Ela vai sugar o molho, ficar molhadinha. É gordura pura. Você vai adorar! A balança também.
A carne de sol com aipim estava divina. Aipim sequinho, carne de sol dessalgada no ponto certo, a gordurinha na medida exata., bastante cebola,e a indefectível folha de alface com duas rodelas de tomate colocadas graciosamente.
Molho de pimenta no ponto certo de maturação. Sim, pimenta também tem suas manias.
O garçon com uma gentiliza beirando a chatice. Álias, chato!
O que me incomoda em alguns garçons é que eles não veêm em nosso rosto que já está bom o tratamento, que não precisa mais ser gentil, que já foi o suficiente.  E continuam até o rompimento da relação, sem direito a questionamentos. Talvez o culpado tenha sido ele!
Noite agradável, lua cheia no céu. Juro de pés juntos que só tomei uma cerveja. E ela estava perfeita.
Nada me preparou para o dia seguinte. Ninguém me alertou. Não obtive ajuda. 
Nada contra os festivais. Nada contra as comidinhas. Nada contra a tradição.
Nada contra dona Zizinha do Pastel ou o Seu Júlio da manjubinha frita.
Tudo contra o desleixo das cozinhas. Tudo contra a falta de higiene. Tudo contra o reaproveitamento do óleo de fritura por meses. Tudo a favor de nosso intestino!!!
Depois de consultar o médico e  de quase morrer afogado de tanto tomar chás purgativos elaborados por dona Marina, que é a melhor da região, cheguei a conclusão final e dou o vericdito: A culpada foi dona Esmênia!
Dona Esmênia é a cozinheira responsável pelo boteco que fui comer estas delícias. Pessoa alegre,calma e gentil. Depois de comer, fui até a cozinha parabenizá-la pela agradável noite em que ela foi a estrela principal. Sempre faço isto quando gosto da comida, e aconselho a todos a fazer o mesmo, são eles os verdadeiros responsáveis.
Eu devia ter desconfiado pela roupa que ela estava usando. Muito suja! Pensei: Bobagem! A comida é gostosa.
Dei uma olhadela ao redor, desorganização e sujeira. Pensei novamente: Besteira! A comida é ótima, e além disto foi tudo muito bem cozido e frito.
Olhei com mais calma para os garçons e notei que eram desastrados e para meu horror, suavam demais. Tive que olhar pro dono que estava no caixa. Ele estava com o cigarro entre os lábios e conversava animadamente com um amigo, bem próximo de onde saíam os pratos da cozinha. Começei a tremer descontroladamente. Com a mente mais clara e estômago satisfeito, pensei: "Estou f.......!!"
Não deu outra! E cá estou eu escrevendo diretamente, deste que é há três dias, o meu cômodo preferido. Penso em me mudar de vez.  Fiz um alvo com o desenho de dona Esmênia e jogo dados envenenados em sua direção. Até agora só acertei três.  Parei de medir o papel quando ele chegou a 56.000 mts. Acho que fiz o correto.
Dona Esmênia com sua simpatia e com sua graciosidade no olhar me ensinou uma lição:  Enxergar melhor o que está ao meu alcançe, sem deslumbramentos, sem me deixar levar pelo merchandising e pela foto bonita.
Depois de todos os remédios disponíveis no mercado estou me sentindo melhor, mas ainda estou bolando o plano perfeito de assassinar a simpática e agradável Dona Esmênia. Tudo passa pela minha mente, deste o atropelamento simples e curto, quanto a tortura medieval. A tendência é para o sadismo mais cruel.
Talvez não faça nada disto, somente volte lá e sem avisar coloco fogo no estabelecimento.
 Vocês verão no Jornal Nacional: "Homem alucinado invade bar, reúne os donos,as cozinheiras ,os garçons e os obriga a comer carne estragada. Logo após, com risos nervosos, ateia fogo e foge correndo!!!"
Irei para Pasárgada, antes passarei  no El Bulli . Lá certamente serei mais feliz.

Pensei melhor sobre o que vou fazer: Vou lá correndo prestar uma consultoria grátis. Dona Esmênia é uma santa. Só precisa cortar as unhas, prender o cabelo, manter a cozinha organizada e limpa, higienizar os alimentos,................Nossa! Vou ter trabalho,é muita coisa!
 Ela merece e eu também.
 Nos veremos no céu!

PS: No próximo post ensino a fazer uma boa rabada e por via das dúvidas, um ótimo chá de hortelã. Agora estou muito ocupado,.........Abraços.

Dino Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário